quarta-feira, 16 de maio de 2012

Tips by Pietra Bertolazzi "Dieta Sem Glúten"

Bom Dia, jovens!
Como já havia prometido pra Van e Dani, vou falar sobre um assunto que interessa a todas nós mulheres, o que não significa que não seja chato. Porque assunto de mulher é sempre chato.
Dietas... Mais especificamente a minha. Porque eu nunca fui lá grande exemplar da alimentação correta, mas desde que adotei esse ‘lifestyle’ minha vida mudou, sabe Márcia?
Fazia alguns meses que eu circulava por aí com vários quilos a mais do que o meu habitual, e isso é uma das poucas coisas que me deixa fula da vida. Seguindo os conselhos da querida Danielle Glaz, resolvi fazer a dieta da Kate (Midletton).
 A dieta consiste na seguinte filosofia: Nada pode! Mas como tudo tem sua exceção, na dieta, além de nada, eu podia também comer algumas coisas como alface e limão espremido. 
Consegui seguir tudo a risca por quase 35 horas. Um sucesso! E depois de algumas outras tentativas e muita amargura, me lembrei de que há uns 5 anos fiz uma dieta onde cortei todo o glúten da minha vida por alguns meses. E como eu sempre fui muito equilibrada e consciente das necessidades polivitamínicas do corpo humano, a minha alimentação era praticamente a base de carpaccio e chocolate. Por favor, não tentem isso em casa, mesmo que na época eu confesso ter ficado bem magra. 
Enfim, resolvi voltar a dieta sem glúten, de uma forma mais saudável. 
Em primeiro lugar, pra quem não sabe, o glúten é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias protéicas longas de gliadina e glutenina. Entendeu agora o perigo desse elemento para o seu corpo? 
Bom, no início eu sei que é assustadora a idéia de viver sem massas, bolos, tortas etc. Mas juro que hoje existem marcas especializadas em farinhas e todos os artigos que você puder imaginar sem glúten. Então se bater aquela vontade de comer um bolinho, a minha sugestão é que você corra para o segundo andar do Santa Luzia ou qualquer unidade do Mundo Verde. Nesses dois lugares você encontra uma enorme sessão de produtos sem glúten. Eu particularmente gosto muito da marca Aminna                 (http://www.aminna.com.br/1.0/index.php). 
Hoje estou limpa a seis meses, e com sete quilos a menos. 

Os piores - e mais importantes - são os três primeiros meses sem comer nada nada que contenha glúten. Depois disso você já vai reparar uma boooa diferença no seu corpo, e aí fica mais fácil administrar... você vê que a coisa é bem mais simples do que parece, então só acaba comendo quando não tem outra opção meesmo. 
Existem outros fatores benéficos consequentes da ausência do glúten. A digestão é um deles - o glúten demora 26 horas para ser digerido, enquanto qualquer outro alimento demora em média 18. Os chineses falam que glúten causa má higiene interna. 
Alguns dizem que nunca mais tiveram enxaqueca, e até pessoas com depressão relatam ter melhorado bastante após adquirir a dieta sem glúten (intestino sem glúten gera seretonina, segundo alguns especialistas). 
Além disso existem vários relatos de esportistas dizendo como melhoraram sua performance depois de abolir o glúten do cardápio. E eu não sei se foi psicológico, mas juro que me sinto com muito mais disposição pra fazer exercícios hoje em dia.
Enfim é isso, qualquer dúvida estou a disposição e aguardo o contato do marketing da Aminna para possíveis contratos como garota propaganda. 
xxxx
PB


7 comentários:

Anônimo disse...

Mto Bom...

Fernanda disse...

Pietra,
eu estou querendo muito fazer esta dieta sem glúten, mas tenho uma dúvida: quando vc sai para jantar/almoçar em algum restaurante, quais os pratos escolhidos? vc pode me dar alguns exemplos?

Anônimo disse...

Lindo o quadro!!!

Renata disse...

Nossa, que quadro é esse!! Muito bom.
Você sabe quem pintou?

Renata disse...

Ah, e sobre a dieta rsrs parabéns, tenho uma amiga que faz essa dieta também, no começo dava pra ver que era bem difícil pra ela, mas hoje em dia nossas amigas já acostumaram e as vezes a gente até vai nos lugares que ela recomenda.

Anônimo disse...

Vc disse que estaria a disposicao e nao respondeu a nenhuma pergunta! Espero que responda a minha...
O que sei de gluten é que apenas se deve tirar da alimentacao quem tem intolerancia a gluten, e nao tirar por tirar... é como se fosse uma "alergia"...quem nao tem isso nao precisa tirar, nao faz sentido... faz??! gostaria de um maior esclarecimento, obrigada!

Blog Vanessa e Dani Glaz disse...

Querido anônimo,faz todo sentido seu comentário, mas para mim funcionou e contei "minha" experiência pessoal,sugiro que procure seu médico antes de começar qualquer dieta ou reeducação alimentar,seja ela qual for,com certeza um especialista saberá tirar melhor as suas duvídas!!Aqui postamos apenas experiências pessoais,eu emagreci tirando as massas do meu cardápio,sem segredos,em resumo é isto!!Espero ter ajudado!!E continue nos visitando!!Bjs